Segundo Peter Drucker, "A cultura devora a estratégia no café da manhã". Seja mudar processo, reestruturar equipe, aderir novas políticas ou testar novas ideias. Se você já liderou alguma mudança ou transformação dentro do ambiente corporativo, você conhece na pele o que quer dizer essa citação. Muitas vezes a cultura se mostra na forma de resistência.
Saiba como lidar com a resistência da melhor forma e como conduzir as mudanças com maestria.
Quando se fala em transformação, a resistência sempre acompanha. E, antes que você pense, a resistência não é sobre idade. Afinal, você pode ser velho e ser aberto às transformações.
Quando se fala em transformação, a resistência sempre acompanha. E, antes que você pense, a resistência não é sobre idade. Afinal, você pode ser velho e ser aberto às transformações. A resistência às mudanças é uma resposta natural que não discrimina idade, gênero ou cultura. Ela pode ser motivada por diversas razões, como o medo do desconhecido, a necessidade de segurança e estabilidade, ou até mesmo experiências passadas que influenciam as atitudes presentes.
É importante entender que a abertura para transformações depende mais da disposição individual para questionar o status quo e se adaptar do que da idade cronológica. Muitas vezes, vemos jovens resistindo a novas ideias, enquanto idosos demonstram uma surpreendente flexibilidade e capacidade de adaptação.
Na verdade, o que gera resistência às mudanças nas empresas são 3 fatores:
Alteração de poder da pessoa dentro da empresa: imagine um colaborador que está acostumado a ter autonomia em suas responsabilidades. É natural ele ter resistência a uma mudança que introduza uma supervisão mais rigorosa ou um processo de tomada de decisão mais centralizado
Quantidade de esforço necessário para mudar: por exemplo, colaboradores podem resistir a uma mudança que envolva a necessidade de aprender a usar novas tecnologias ou ferramentas, percebendo-a como uma interrupção em sua rotina de trabalho e vida pessoal
Personalidade da pessoa: pessoas mais céticas podem resistir a mudanças devido à desconfiança do desconhecido.
Pois bem, se a resistência vêm desses três fatores, a melhor forma de se realizar mudanças é minimizando-os. Aqui vão 3 dicas:
Engaje as pessoas para participar e lhes dê voz ativa nas mudanças
Quebre a mudança em pequenos hábitos e rotinas
Planeje e tenha uma comunicação estratégica com cada envolvido
Compreender e lidar eficazmente com a resistência no ambiente corporativo é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de mudança. Ao fazer isso, as organizações podem não apenas superar a resistência, mas também criar um ambiente que promova a evolução contínua e a excelência em todos os níveis.
Commentaires